No Canadá
O que está por trás da nova orientação drástica sobre o álcool no Canadá
Se a pessoa escolher beber, de acordo com o documento, um máximo de dois drinques por semana é a quantidade considerada de baixo risco pelas orientações apoiadas pelo governo.
O conselho é uma queda acentuada em relação à recomendação anterior, publicada em 2011.
As diretrizes anteriores recomendavam um máximo de 10 drinques por semana para mulheres e 15 drinques para homens.
"A principal mensagem dessa nova orientação é que qualquer quantidade de álcool não é boa para a saúde", disse Erin Hobin, cientista sênior da Public Health Ontario e membro do painel de especialistas que desenvolveu as diretrizes.
"E se você beber, quanto menos, melhor."
O relatório de quase 90 páginas, do Centro Canadense de Uso e Dependência de Substâncias, descreve vários riscos à saúde associados ao que antes era considerado baixo consumo de álcool.
De acordo com o CCSA, mais de duas cervejas de cerca de 341 ml com 5% de álcool ou uma taça de 142 ml de vinho com 12% de álcool trazem um aumento nos resultados negativos, incluindo câncer de mama e cólon.
A informação pode vir como um baque para cerca de 80% dos adultos canadenses que bebem.
"A nova orientação é talvez um pouco chocante", disse o dr. Hobin. "Acho que é uma informação muito nova dizer para o público que, com três drinques por semana, o risco de câncer de cabeça e pescoço aumenta em 15% e cresce ainda mais com cada taça ou copo adicional."
"Três drinques por semana para a maioria dos canadenses não seria considerada uma grande quantidade de álcool", acrescentou ela.
Especialistas canadenses dizem que a mudança drástica na orientação - de quase dois drinques por dia para dois por semana - é o resultado de melhores pesquisas ao longo do tempo.
"Os dados gerais estão melhorando em termos de como e o que estamos medindo", disse Jacob Shelley, professor de saúde e direito da Western University.
Como o Canadá se compara com a Austrália, EUA e Reino Unido
As novas recomendações colocam o país fora de sintonia com várias outras nações ocidentais. A orientação nacional da Austrália, publicada em 2020, recomenda um máximo de 10 bebidas padrão por semana. A França sugere o mesmo.
Os EUA recomendam não mais do que dois drinques por dia para homens e um para mulheres, enquanto o Reino Unido sugere não mais do que 14 "unidades" de álcool - cerca de seis copos de vinho ou seis "pints" de cerveja - por semana.
Mas o Canadá não está totalmente "fora da curva". Em 2015, o conselho de saúde da Holanda recomendou que as pessoas se abstivessem completamente de álcool ou bebessem não mais do que uma bebida por dia.
Ainda é uma questão em aberto se os canadenses - que amam cerveja quase tanto quanto amam hóquei - serão convencidos a beber menos por causa dessa orientação.
Quer receber notícias no WhatsApp? Clique aqui