Sertão
Marcos Eron: Mais que apenas palavras, prática de vida à disposição da Paraíba – Confira o artigo de Iuri Andrade
Em tempos em que a política estadual clama por renovação, não apenas de nomes, mas de ideias, o ex-prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron, surge como uma das vozes mais qualificadas entre aqueles que colocam o nome à disposição para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Durante sua gestão à frente da Prefeitura de Monte Horebe, Marcos protagonizou uma transformação silenciosa, mas profunda. Assumiu um município que, até então, só figurava nas páginas policiais, marcado por escândalos e operações da Polícia Federal envolvendo gestões passadas. Com equilíbrio, planejamento e trabalho, ele conseguiu virar essa página e reposicionar Monte Horebe como exemplo de boa gestão e desenvolvimento humano.
Sob sua liderança, a Educação e a Assistência Social passaram a caminhar lado a lado, em um modelo de integração que transformou vidas e resgatou o orgulho da população. Projetos como o Bolsa Progresso – Famílias pela Inclusão, que destina mais de R$ 230 mil por ano a famílias de baixa renda com filhos portadores do Transtorno do Espectro Autista e outras patologias matriculados na rede municipal, tornaram-se referência de sensibilidade e eficiência social. O programa alia política pública, inclusão e combate à evasão escolar, pilares de uma gestão voltada para o futuro.
Outro destaque foi o fortalecimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que através da música e da arte, abriu novos horizontes para crianças e adolescentes. De Monte Horebe para os palcos do Nordeste, jovens do município passaram a se apresentar em diversos eventos culturais, inclusive no Programa “Raízes Paraibanas: TCE-PB preservando a cultura dos municípios”, no auditório Ariano Suassuna, em João Pessoa, uma conquista que carrega o simbolismo de uma cidade pequena, mas gigante em talento e gestão pública.
Na área cultural, Marcos também deixou sua marca. Sob sua gestão, Monte Horebe entrou de vez no calendário cultural do estado, com eventos perenes e de grande impacto, como o Festival de Inverno, que reuniu shows, trilhas, corridas, campeonatos e até uma “Casa de Gelo”, e o Monte das Luzes, que transformou o Natal da cidade em um espetáculo de cores e emoção.
O investimento em infraestrutura também foi exemplar. Em seu último ano de mandato, Marcos Eron aplicou mais de R$ 7 milhões em obras e instalações, o que correspondeu a 15,5% do orçamento municipal, mais que o triplo da média dos municípios paraibanos, que é de 5%, segundo dados do TCE-PB. Um número que não apenas impressiona, mas traduz em prática o compromisso com o desenvolvimento e a aplicação responsável dos recursos públicos.
Por tudo isso, Marcos Eron se apresenta hoje como uma das vozes mais propositivas dessa nova safra de pré-candidatos a deputado estadual. Representa não apenas a renovação dos sobrenomes, mas, sobretudo, a renovação das ideias, das práticas e da visão de gestão pública.
A Assembleia Legislativa da Paraíba precisa de nomes que entendam que política é ferramenta de transformação, e Marcos Eron já demonstrou, na prática, que sabe transformar realidades.
Iuri Andrade

Quer receber notícias no WhatsApp? Clique aqui

